sábado, 23 de junho de 2007

Tríplice coroa

Ultimamente tem algumas pessoas que falam ter ganho a tal "tríplice coroa". Ora, isso tá na cara que é invenção do marketing do Inter, para salvar o pífio (PIFA?) começo de ano do clube da beira do lago.

Pois, como o Diego falou em comentário a uma postagem no Cão Uivador, nunca vimos um são-paulino se exibir dizendo que o São Paulo ganhou a "tríplice coroa" em 1994 - por ter ganho exatamente os três títulos que o Inter ganhou. O Grêmio também pode se considerar detentor da "tríplice coroa": em 1983, ganhou a Libertadores, o Mundial e a Copa Interamericana (derrotou o América do México, campeão da CONCACAF). Foram três títulos internacionais no mesmo ano.

Sem contar que os títulos que definem a tal "tríplice coroa" são muito discutidos. Em 2003, por exemplo, o Cruzeiro ganhou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, e se considerou "tríplice coroado". Quem contesta o Cruzeiro? Esse negócio de "tríplice coroa" não é título, é marketing dos clubes.

Deste modo, posso me considerar "tríplice coroado" no botão. Afinal, em 1992 ganhei o Torneio Farroupilha, o Campeonato VRC e o Torneio de Natal*: "tríplice coroa"! Mas, só agora fiquei sabendo que tinha conquistado algo tão importante...

----------

* O Torneio de Natal foi disputado em 25 de dezembro de 1992. A partida que me valeu o Campeonato VRC também me deu o título natalino.

Nenhum comentário: