terça-feira, 26 de setembro de 2006

A Vitória do Jogo Bonito

O bi-campeonato conquistado pelo Vinícius no Campeonato Farroupilha 2006, encerrado no último domingo, sinalizou também a vitória de um estilo de jogo. O Vini, desde sempre, foi o jogador mais agressivo de todos nós: bola para frente, o mínimo de tempo no seu campo de defesa, e um bombardeio de chutes a gol. Isso, associado à boa utilização do fundamento “passe”, foi um diferencial não somente do nosso atual campeão, mas também do vice, o Leonardo.

É um adeus ao futebol burocrático, que teve como último representante campeão o César, em 2004. Eu, claro, me incluo nessa categoria. Esse negócio de ficar prendendo bola, cercando as jogadas e na defensiva, não tem se mostrado uma boa estratégia nos últimos anos. Ao César certamente não se enquadram essas características, sendo seu jogo mais bonito e sofisticado, mas não escapando da característica de “burocrático”. Já era: enquanto o Vini e o Léo continuarem querendo encurtar o tempo de jogo à filosofia “não ta vendo que tu ta me atrapalhando?”, não venceremos mais.

Esse estilo de jogo teve ascensão com a então surpreendente vitória do Sato no Farroupilha 2003, quando sua objetividade o levou ao título. A ele, no entanto, se aplicou o mesmo que ao Inter pós-Libertadores, e que aprendi em Estatística: um ponto fora da reta não muda uma tendência. Coube aos jogadores mais tradicionais, leia-se Leonardo e Vinícius, enfatizarem seu estilo e passarem a ter o sucesso que vêm tendo nas últimas edições do campeonato.

Parabéns a eles, especialmente ao Vini, Bi-Campeão Farroupilha 2006!

Nenhum comentário: